.

.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Uma carta para mim mesma 10 anos atrás

Inspirada no quadro novo do Hypeness, vim aqui escrever uma carta para mim mesma 10 anos atrás.

Oi Fernanda, tudo bem?

Já que estou tendo a chance de falar comigo mesma há 10 anos, gostaria de te dar algumas dicas e fazer alguns pedidos. Aproveite bem esse ano de 2004 que está apenas começando. Você não sabe ainda, mas esse vai ser um dos melhores anos da sua vida.

Você está começando a faculdade, o curso de Letras Tradução, Inglês / Português na PUC. As aulas esse ano vão começar só no final de março, porque está tendo greve. Invadiram a reitoria. Vai se acostumando porque a PUC é cheia de coisas malucas. Cada dia acontece algo diferente. Aproveita porque vai ser muito legal - vai encher o saco as vezes - mas durante grande parte do tempo você vai aprender muito. Vai aprender a questionar tudo e vai aprender muito como pessoa e por incrível que pareça ao entrar na faculdade católica você vai parar de acreditar em Deus. E vai comer bastante milho e bastante pastel nos intervalos =)

Você vai gostar bastante do curso mas não vai trabalhar com isso. Vai acabar seguindo os passos da sua mãe e trabalhar com comércio exterior, por conta do inglês. Inclusive, nesse ano de 2004, no mês de julho você finalmente vai fazer o intercâmbio que você tanto deseja. Vai pra Bournemouth uma cidade na Inglaterra onde vai passar o melhor mês da sua vida. Sem exagero. Vai melhorar bastante o inglês, mas não vai conseguir o sotaque inglês, vai ficar com o seu sotaque brasileiro mesmo ;)

Nessa viagem você vai aprender a se virar. Vai lavar roupa, fazer comida, aprender a beber com moderação e ver que existe lugares no mundo onde as leis são cumpridas e as pessoas podem viver com mais liberdade. Você vai ter contato com várias pessoas das mais diversas culturas e vai fazer muitos amigos. Com alguns deles você vai manter contato até os dias de hoje através do facebook. Sei que você não faz a mínima ideia do que seja o facebook, mas nesse ano mesmo, quando estiver voltando do aeroporto de volta pra casa, seu irmão vai te falar de uma rede social muito louca que inventaram e que se chama orkut.

Você vai fazer seu cadastro no orkut e vai retomar contato com várias pessoas do colégio, de Campos do Jordão e de vários outros lugares. Pessoas que você não via há muito tempo. E a vida nunca mais será a mesma.

Nesse ano ainda você vai tirar sua carta. Finalmente um pouco de independência. E dirigir é muito mais legal do que você imaginou. É uma delícia. Você vai ter a carteira de habilitação mas não vai ter carro por um tempo. Só vai poder andar no carro do Bruno quando ele deixar, o que não vai acontecer com muita frequência =(

Vê se manera um pouco no McDonalds e na coca-cola. Pode parecer impossível pra você, mas esse corpitcho magrelo vai te abandonar um dia - antes do que você gostaria - e além do ganho de peso você vai ter uns probleminhas no estômago. Então, se eu pudesse, te pediria pra você dar uma maneirada.

Aproveite também o seu tempo livre. Seus amigos, nos dias de hoje, serão praticamente os mesmos de 2004. Cuide de suas amizades. Aproveite o seu tempo com o Fred e com a tia Neuza. Eles não vão ficar por aqui por muito mais tempo e você vai sentir muito, mas muito mesmo a falta deles. No mais, vai vivendo. Vai fazendo suas escolhas e tendo cuidado. Vai dar tudo certo. Pelo menos deu até aqui. Logo menos a gente se encontra, apesar que um pouquinho de você nunca deixou de viver dentro de mim.

Foto tirada na sala de TV ou na famosa Smoking Room na residência estudantil que você morou por um mês em Bournemouth, na Inglaterra. Na foto, da esq. para dir. Esther (França), Emna (Tunísia), Daniele (Itália), Inma (Espanha), Valéria (Itália) e você magrinha com esses tênis mary jane enormes e horrorosos ;O)



Nenhum comentário:

Postar um comentário