.

.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro


Quando visitava o Palau de la Musica Catalana em Barcelona, a guia contou uma história a respeito do dia internacional do livro. Achei a história bem bonitinha, mas não tenho 100% de certeza de que seja verdade.

A Festa do Livro Espanhol, começou a ser comemorada na Catalunha, no dia 23 de abril, em 1930, dia do falecimento de Cervantes. Em 1955 a UNESCO instituiu essa data como o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor em virtude da morte de William Shakespeare.

Essa data coincide com o aniversário de São Jorge (Sant Jordi) o santo padroeiro da Catalunha. Segundo a lenda, São Jorge matou o dragão que atemorizava o povo e do sangue do dragão nasceu um rosa que o santo deu de presente à sua princesa. O costume diz que nesse dia os namorados devem dar de presente livros e rosas aos seus amados.

Se a sua visita a Barcelona calhar com o dia de São Jorge, poderá comprovar a importância desse dia para a Catalunha. As ruas ficam repletas de vendedores de rosas e livros. Além disso, durante todo o dia os autores dos livros mais populares autografam os exemplares dos leitores.

Vi no facebook que o Carlos Ruiz Zafon estaria hoje no El Corte Ingles da Plaça Catalunya autografando livros. Juro que senti uma invejinha. Eu AMO os livros dele. Até já fiz um post dedicado a eles aqui no blog....

Pra fechar, vou citar 5 livros que foram importantes em diferentes fases da minha vida:

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll



Li esse livro no colegial para aula de literatura inglesa e AMEI a história maluca! Já tinha lido no primário mas não tinha achado nada demais. Lendo pela segunda vez eu fiquei muito empolgada com os fatos e em como eles aconteciam. A maneira mágica e absurda. Fascinante!!


1984 - George Orwell



Li 1984 quando estava na faculdade. O começo foi bem difícil, mas depois que a leitura engrenou não conseguia mais parar. Só de imaginar a vida sendo observado o tempo todo, sem poder ler ou escrever para que a memória nunca permanecesse, era no mínimo perturbador. Sem contar que o livro foi escrito em 1948 é cada dia mais atual.


John Lennon - Vida - Philip Norman




Eu já tinha lido a biografia dos Beatles antes de ler a do John Lennon, já tinha ouvido falar das histórias mais conhecidas, mas fiquei completamente entretida e fascinada pela vida do John Lennon. Sua infância, seus medos, desejos, seu dom para música, suas inspirações, passando por todas as fases com riqueza de detalhes até sua morte trágica. O livro é enorme, mas tão interessante que você nem sente passar. 


Harry Potter - A coleção completa



Harry Potter foi a coleção da minha adolescência. Comprei o primeiro aos 15 anos no primeiro colegial e terminei o último livro quando já tinha 23 anos. Fui amadurecendo junto com os personagens e as histórias ficavam cada vez melhores. O último livro é o meu preferido, o mais interessante e completo. 


O diário de Bridget Jones



Lembro que estava bem entendiada em casa, caçando o que fazer quando me deparei com esse livro que uma amiga da minha mãe tinha doado. Comecei a ler meio desinteressada e não larguei mais o livro. Terminei durante o final de semana. Muito engraçado e qualquer menina / mulher consegue se identificar com algumas passagens. A mãe da Bridget é simplesmente hilária!! Leve e divertido. 

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Livro
http://dreamguides.edreams.pt/espanha/barcelona/sant-jordi


Nenhum comentário:

Postar um comentário