terça-feira, 9 de setembro de 2014

Montevideo

Buenas pessoal!

Voltei aqui ao blog antes que eu completasse um mês de ausência! :(
Mas o motivo foi justo, estava de férias! Depois de algumas viagens em férias não oficiais, finalmente tirei férias oficiais novamente - ou seja - continuo trabalhando! :)

Até porque pra pagar a fatura do meu cartão de crédito.... eu precisava de mais um emprego :(

Então venho aqui lhes dar dicas da primeira cidade que visitei nas férias (foram 4 no total): Montevideo

Chegando a Montevideo, nos dois dias que fiquei sozinha na cidade antes que minha amiga chegasse, fiquei hospedada no Dolce Vita Hostel, paguei cerca de R$ 45,00 reais por duas noites com o café da manhã incluso, em quarto compartilhado com banheiro compartilhado.

Apenas abrindo um parenteses aqui, o aeroporto de Montevideo é super moderno e me parece que acabou de ser reformado, porque está com cara de novo. Há Wi-fi gratuita em todo o aeroporto. É possível pedir taxi dentro do aeroporto e pagar em cartão de crédito e débito. Tudo muito seguro. Fiquei tranquila por ali, mesmo tendo chegado as 2 horas da manhã.

O Albergue fica bem localizado, próximo ao Teatro Solís, porém um pouco afastado da região do Porto que é considerada bem perigosa. Do lado tem um restaurante que serve uns pratos bacanas por um preço ótimo. Se você quiser pizza de mussarela, peça uma mussa, porque pizza lá é só a massa com o molho, sem recheio nenhum..... hahaha pois é também não entendi....

Acordei no primeiro dia e fui dar um rolê por conta própria, olhei no tripadvisor os principais pontos turísticos e depois no google maps a distância a pé do albergue e o Teatro Solis, Plaza Independencia e Mercado do Porto ficavam bem próximos, cerca de 1,5 km de distância.

Fui passear por ali, passei pela avenida 18 de Julio que acredito que seja a avenida principal da cidade. Me disseram que ela seria a avenida Paulista de Montevideo, com a diferença que ela é mais comprida e mais feia também....

Fachada do Teatro Solis

Almocei por ali mesmo e depois voltando ao albergue fiz amizade com uns brasileiros que moram no Sul, muito gente boas. Fomos comer no restaurante ali do lado mesmo e tomamos umas Patricias pra entrar no clima uruguaio. Fizemos um esquenta ali e de lá fomos ao Bremem um bar que servia cerveja de dois litros num copo em formato de bota, pena que não tirei fotos.....

Na saída do bar conhecemos uns uruguaios muito gente boas, fiquei conversando sobre Jorge Drexler com um deles e aí eles me contaram que eram atores e que estavam ensaiando para a Ópera que estava em cartaz no Teatro Solís, foi uma noite bem legal.

Amigos Uruguaios e alguns brasileiros do Albergue

No dia seguinte fui pela manhã no Mirador Panorâmico que fica há uns 500 metros de distância do albergue. È preciso pegar um ticket na cabine de informação ao turista que fica em frente ao prédio. A subida é a gratuita e a vista linda. E o mais bacana, sem filas e sem tempo controlado! #chupaprédiodobanespa

Vista do Mirador Panorâmico

No primeiro andar deste prédio público tem uma feirinha de artesanato. Dei umas bandas por ali mas achei tudo meio caro. Saindo de lá, achei por bem comer o primeiro chivito da viagem - e da vida! Comi no restaurante do lado do albergue mesmo. A carne estava super macia e o queijo era simplesmente delicioso. Custou apenas 11 reais.

Primeiro Chivito da vida!
Na parte da tarde dei uma volta pela Rambla de Francia e por ali só tinha um pessoal passeando com cachorro e um pessoal mais velho fazendo caminhada. Voltei para o albergue para fazer as minhas malas já que minha amiga estava chegando e tínhamos reserva no Hotel Arapey, que fica localizado na mesma região, só que mais próximo ao porto, nem pensar em andar a noite por ali.

O Hotel estava recém reformado mas não deixava de ser um pouco assustador! rs O pessoal é muito mal humorado e o ar condicionado é controlado pela recepção, apesar de eles te entregarem um controle remoto do ar no momento do check-in (bem estranho).

O quarto estava limpinho e tinha banheiro dentro do quarto, um luxo para quem costuma ficar em albergue compartilhando tudo com a galera, rs. É uma opção barata para quem vai viajar pra bater perna. Quem procura conforto ou um staff que te auxilie em alguma coisa é melhor procurar outro lugar. Achei a localização boa, de dia fomos a todos lugares a pé e a noite voltávamos de taxi, mas não dava mais que R$ 15,00 as corridas.

Nos próximos dias fomos ao Teatro Solis fazer a visita guiada, há opção de fazer a visita com guia falando português e custa R$ 2,00 reais a mais que a visita guiada em Espanhol. Cada ingresso saiu por R$ 5,00 e a guia era muito fofa. O passeio durou em média 40 minutos, ela conta histórias interessantes e curiosas do Teatro e há umas encenações no meio do tour feita por um casal de atores.

Passeamos pela Plaza Independencia que é muito bonita também. Almoçamos no Mercado do Porto e os restaurantes todos ali tem uma cara ótima. Andando pelo Mercado, um senhor de um dos restaurantes nos abordou falando um portunhol ótimo - aliás, quase todo mundo tentou falar português com a gente e foram todos muito simpáticos, fiquei surpresa com tamanha gentileza dos uruguaios - explicou dos pratos principais do restaurante, da carne uruguaia que é conhecida internacionalmente pela sua qualidade e nos ofereceu um copinho com medio a medio, uma mistura de vinho branco com champagne que é uma delícia.

Acabamos ficando por lá mesmo, pedimos uma picanha com arroz branco e uma garrafa de medio a medio para dividirmos. Ô bebidinha que dá uma alegria rápido! Ao terminarmos a garrafa - dividimos em duas pessoas - estávamos bem alegrinhas!

Plaza Independencia

Uma garrafa de medio a medio é muito bom pra ficar pensando melhor....
A noite acabamos voltando pro albergue pra sair com o pessoal que ainda estava por lá. Fomos pra um bar ali perto que tocava música ao vivo e se chamava Andorra Bar, porém a cerveja estava cara e o bar era bem desanimado, então voltamos pro albergue e ficamos lá conversando e tomando mais umas cervejas.

Visitamos também o bairro de Pocitos, onde fica o letreiro de Montevideo, de lá tentamos ir ao bar El Pony Pisador, super conhecido, porém estava fechado, não sei se por ser domingo, maaaaas.... demos com a cara na porta e acabamos indo no Burlesque, que fica bem do lado e é um tipo de PUB, com luz baixa e uma decoração linda. Garçons simpáticos e bem gatinhos! Um pouco caro, gastamos uns 80 reais as duas, tomando duas cervejas cada e dividindo uma batata com bacon e sour cream. Mais info: www.burlesque.com.uy

Aos domingos rola uma feira que se chama Tristan Narvaja, devido ao nome da rua, porém ela se estende por várias outras e tem cerca de 8 km. Nessa feira vende-se praticamente de tudo, brinquedos para cães e gatos, boinas, meias, roupas usadas, secador de cabelo, galinhas, livros, brinquedos antigos, fitas de video game, tenis, comida, frutas, tomadas, antenas. etc etc e etc. Achei bem interessante e passamos cerca de 2 horas caminhando pela feira.

Pra finalizar nossa estadia em MVD fomos ao Baar Fun Fun, super tradicional onde rola shows de tango. Tentamos ir numa noite, porém o bar mudou de endereço e o taxista não sabia qual era o novo. Voltamos na noite seguinte, nossa última noite em Montevideo, com o endereço correto em mãos rs e passamos uma noite bem agradável.

Como disseram que o bar costuma lotar, fizemos uma reserva por email e chegamos antes das 22h para garantirmos a mesa. Acabamos sentando bem pertinho do palco. O show é ótimo, ora um cantor, ora um casal de dançarinos, tudo muito bonito. Reza a lenda que o Carlos Gardel era uruguaio e o que o tango não seria argentino, como sempre ouvimos falar por aqui.....

Um dos cantores ao notar a quantidade de brasileiros no bar, cantou Mulheres do Martinho da Vila para nos agradar. Foi simpático! haha Comemos empanadas e tomamos uma garrafa de medio a medio e gastamos uns R$ 50,00. É preciso levar dinheiro, eles aceitam peso uruguaio, real e dólar, mas não aceitam nenhum tipo de cartão.

Na porta, fica uma fila de taxis para levar os turistas embora. Mais cômodo impossível!

Decoração do Baar Fun Fun, fundado em 1895.

Medio a Medio

Dançarinos de Tango
O nome do bar se pronuncia Fun Fun, como se fosse em português mesmo e não "Fãn Fãn" como no inglês. Recomendo super: www.barfunfun.com/

...

Gostei muito de Montevideo, me surpreendi com a estrutura e gentileza dos uruguaios, todos muito simpáticos e prestativos e alguns deles MUITO gatos! Sério, uns caras que poderiam ser modelos e estão lá de boas, trabalhando no guichê do teatro Solís! hahahahahahahahaha belezas a parte, a cidade é bem bacana e lá tem muito brasileiro! Na maioria dos lugares há informações em português e as pessoas no geral são bem simpáticas e se esforçam bastante para ajudar os brazucas.

Se você não fala nada de espanhol e tem medo de não conseguir se virar em outro país, fique tranquilo. Em Montevideo você não deve passar perrengue algum por conta da linguagem.

Fiquei 5 dias no total e achei que foi suficiente. Faltou alguns parques e o museu dos Andes que me arrependi de não ter ido, mas acho que conheci grande parte dos lugares. A passagem saindo de GRU não é cara, os restaurantes e passeios também não. Com alguma grana já é possível visitar e conhecer os lugares, vale muito a pena.