.

.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Alanis

Hoje Alanis completa 41 anos. Além disso, em 2015, Jagged Little Pill completa 20 anos de seu lançamento, ou "SEJE" meus amigos, estamos realmente ficando muito velhos.

Depois de Beatles, Alanis foi a cantora que mais gostei na minha (pré) adolescência. Nessa época eu era fanática pela MTV, assistia praticamente a programação inteira e Alanis rolava muito no Disk MTV.

Jagged Little Pill é raivoso pra caramba e eu sentia muita raiva também no auge dos meus 11 anos. Acompanhei a carreira dela por uns 5 anos de maneira quase religiosa. O Jagged é ainda o meu prefeirdo, porém ouvi muito o Supposed Former Infatuation Junkie e o Acústico MTV. Joguei a toalha no Under Rug Swept, lançado em 2002, quando eu e a Alanis já estávamos em outra fase das nossas vidas.

O Jagged Little Pill é até hoje o disco de estréia mais vendido por uma cantora nos Estados Unidos.



Segue abaixo as 7 músicas da Alanis que eu mais gosto:

1- You Oughta Know


O começo de tudo. Essa música eu cantava gritando feito louca. Ajudava a colocar um pouco da raiva pra fora: DOES SHE KNOW HOW YOU TOLD ME YOU'D HOLD ME UNTIL YOU DIED, TILL YOU DIE, BUT YOU'RE STILL ALIVE!


2- Ironic


It's like ten thousand spoons, when all you need is a knife (...) isn't it ironic?


3 - Your House




Essa música é a hidden track no final do disco. Na época, eu deixava o cd rolando no rádio e ia fazer minhas lições do colégio. As vezes o cd acabava e eu demorava um tempo pra colocar outro. Numa dessas vezes, depois de um minuto de silêncio essa música começou a tocar. Foi assustador e surpreendente ao mesmo tempo. Essa música tem uma pegada tão confessional que eu acho que é por isso que eu gosto dela.


4 - You Learn


Você aprende. Sempre e em qualquer situação.
Não preciso explicar mais.


5- Uninvited



Essa música fez parte da trilha sonora de Cidade dos Anjos. Nesse vídeo a Alanis parece entrar em um tipo de transe. Eu sempre brisava vendo esse clip.


6 - That I would be good



Essa música já é do segundo cd - Supposed Former Infatuation Junkie - pós viagem pra Índia. Gosto muito da mensagem dessa música. Acho que de alguma forma ela mostra qual é realmente o valor de uma pessoa num mundo cheio de vaidades, competição e briga de egos.


7 - Hands Clean



Essa música é do Under Rug Swept que foi o último disco que eu comprei e ouvi. 
Ela lembra um pouco a Alanis do começo, bem pouco.

Depois disso não acompanhei mais quase nada da carreira da Alanis porque ela não lançou nada mais tão importante ou interessante que o Jagged Little Pill.

Enfim, foi minha ídola durante a adolescência e uma artista por quem eu sempre vou sentir um carinho imenso.

Fica aí a singela homenagem e o desejo de um feliz aniversário.

Para mais informações sobre a carreira de Alanis Morissette:

Nenhum comentário:

Postar um comentário