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terça-feira, 7 de maio de 2013

Tudo Sobre Minha Mãe - Almodóvar


Esse é um dos meus filmes preferidos do Almodovar.


Fazia um tempo desde a última vez que eu tinha assistido esse filme. Tinha me esquecido de como ele é GENIAL. Simplesmente genial, engraçado, dramático e espanhol na medida certa.


Sinopse:


No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.


Curiosidades:


- O nome original do filme, Todo Sobre Mi Madre, é uma homenagem de Pedro Almódovar ao filme All About Eve (no Brasil, A Malvada), de 1950;

- Este é o 2º de 4 filmes em que o diretor Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz trabalharam juntos. Os demais foram Carne Trêmula (1997), Volver (2006) e Abraços Partidos (2009);

- Este é o 4º de seis filmes em que o diretor Pedro Almodóvar e a atriz Marisa Paredes trabalham juntos. Os anteriores foram Maus Hábitos (1984), De Salto Alto (1991), A Flor do Meu Segredo (1995), Fale com Ela (2002) e La Piel que Habito (2011);

- Além do Festival de Cannes, onde foi premiado, o filme ainda participou dos Festivais do Rio e de Nova York;

- Tudo Sobre Minha Mãe é a 18ª indicação de um filme espanhol na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar.


Comentário:
(...) Um aspecto impressionante é a capacidade pouco comum que Pedro Almodóvar possui de misturar humor dramático, apelativo e sofisticado, e o melhor exemplo se encontra quando Manuela diz a María: Como um homem com um par de seios pode ser tão machista? com o drama mais puro: O sucesso não tem sabor nem cheiro. Quando a gente acostuma, é como se não existisse., diz Huma a Manuela certa hora, dentro do carro (outra clara referência ao pequeno discurso de Davis como Margo Channing num contexto parecido). Dessa maneira o diretor cria paralelismos sem medo de dimensionar a história dentro de um amplo mundo de possiblidades reais. (...)


Fonte:


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