.

.

domingo, 16 de junho de 2013

Existe TERROR em SP!

Todo mundo está sabendo e muita gente está acompanhando os protestos que estão acontecendo quase todos os dias em São Paulo. Eu, como muitas outras pessoas fiquei puta com o quebra-quebra pela cidade. Estações de metrô, orelhões, bancas de jornal (porra, o que o dono da banca tem a ver com tudo isso?) e não achei um aumento de vinte centavos abusivo, já que o reajuste foi menor que a inflação do período e blá blá blá.

O aumento de 20 centavos não é o problema maior.

Foi a gota d'água.



Depois de muito tempo as pessoas resolveram se juntar e ir as ruas protestar, pelos altíssimos impostos que pagamos e não temos retorno algum. Pela falta de segurança, de educação decente, falta de hospitais estruturados, transporte público de qualidade, corrupção, estádios superfaturados (e pior, alguns que não serão mais usados), enfim, a lista é enorme e os problemas muito sérios.

Por mais que a mídia queira focar apenas no vandalismo, nos últimos dias pudemos ver a ação da polícia militar, violenta e despreparada atirando spray de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha diretamente nas pessoas - manifestantes ou não, como a repórter da Folha que foi atingida no olho e o fotógrafo que corre risco de não recuperar a visão, ou como a senhora de mais de 80 anos que foi atingida no rosto quando saia da Igreja. E aí me aparece o Geraldo Alckmin dizendo que apoiou a atuação da polícia e que os "possíveis abusos" serão investigados. É de chorar.


 E aí todos estão comentando e o facebook principalmente é um território livre onde qualquer pessoa fala o que quer, da maneira que quer. Li muitos comentários, alguns bens superficiais e conservadores, de gente reclamando do trânsito etc e tal. Quantas vez não levamos muitas horas pra chegar em casa sem que houvesse manifestação alguma? No trânsito insuportável causado apenas pelo excesso de carros e falta de vias? O que precisa ser entendido é que a causa é muito maior que o aumento de uma hora no seu trajeto de volta pra casa.

O que tem de gente que escreve: Ai o cara tá lá e nem pega ônibus, com a sua polo da Lacoste e o seu iPhone na mão! Fico pensando: Primeiro, porque uma pessoa com dinheiro não teria o direito de protestar? Se o ônibus subir pra R$ 100,00 e eu puder pagar, tenho que achar esse preço justo?!?!? Segundo, as pessoas que usam os serviços públicos, os trabalhadores que ganham um salário mínimo e levam 3 horas pra ir do trabalho pra casa não tem tempo e nem esclarecimento para entender esse jogo sujo da política. E alguém tem que fazer esse papel. Se a pessoa é rica ou pobre, isso não desmerece a manifestação e nem as causas.

Apoiar a atuação da Polícia Militar então não merece nem comentários. Tem que ser muito alienado e muito imbecil. Mesmo.

Se a cada manifestação o número de pessoas aumentar, vai chegar uma hora em que todos vão estar nas ruas e a polícia não vai ter mais o que fazer. É um jeito de pressionar, de colocar prefeito e governador pra pensar e negociar com a população. Chega de aceitar tudo calado! Chega de sermos tão acomodados! Chega de ser feito de idiota o tempo todo, pagando imposto, pagando plano de saúde, pagando faculdade, curso de inglês, parcela de carro, seguro de carro, simplesmente porque os serviços básicos não funcionam.


Já ficamos sentados esperando durante muito tempo. Vamos as ruas! Segunda-feira eu estarei lá, no Largo da Batata junto aos manifestantes, lutando para quem sabe um dia nós possamos viver em um país mais justo e com mais oportunidades para todos.



Alguns textos e depoimentos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário