.

.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

V de Vinagre e de Vitória!


Quarta-feira passada, Alckmin e Haddad anunciaram que a partir de segunda-feira 24/06 o transporte volta a custar R$ 3,00. Assim como as enormes manifestações não eram apenas pedindo redução de 20 centavos, a vitória conquistada não é apenas referente a redução da tarifa. Vitória do povo. Vitória do MPL e de todas as pessoas que participaram e engrossaram o coro que pedia: VEM PRA RUA RUA, VEM - CONTRA O AUMENTO. Vimos que temos sim, uma força que não imaginávamos.

Tenho 27 anos e nunca imaginei viver um momento assim no Brasil. Como a maioria dos jovens da minha idade nunca me interessei muito por política. Sempre ficava com aquela sensação de que o Brasil poderia ser bem melhor. Principalmente quando voltava de viagens do exterior. Porra, era um porre voltar pro Brasil, não poder andar a noite na rua, não ter transporte 24 horas, não poder confiar na polícia etc etc etc. Nunca estive satisfeita com a minha vida no Brasil. Com as condições que a gente tem. Na Europa, uma pessoa com um salário equivalente ao meu consegue sair de casa, consegue estudar, ter carro e ainda viajar de vez em quando. Eu até consigo fazer essas coisas, mas pelo simples motivo de eu ainda morar com os meus pais. Foda!

Acho muito legal e muito bonito todo mundo tendo opinião e saindo as ruas e participando. No entanto, acho que falta conhecimento. Falta estudar, falta pesquisar, enfim, baixar um pouco a bola antes de querer ser o revolucionário do ano no facebook. Ir a manifestação pra tirar foto e postar não é lá algo tão digno de reconhecimento. Ninguém passa de um completo alienado para um cientista político em uma semana. Esses discursos vazios e repetitivos não convencem ninguém. Não podemos ser levianos agora de sair por ai repetindo besteiras que não sabemos sequer o significado.

Por outro lado tenho lido também os "verdadeiros donos" do movimento reclamando das pessoas sem partido político ou de outros partidos participando das manifestações. Das pessoas dos panos brancos nas janelas e do nariz de palhaço. Li várias reclamações de gente achando ruim que as manifestações populares estejam tão populares (!!!) sei lá, eu sou muito a favor do diálogo e a favor de aprender. Acho que antes de fazer bico e achar ruim que tem um monte de gente "alienada" nas manifestações, essas pessoas podiam achar legal que hoje há um interesse maior em política, já que quanto mais gente nas ruas melhor já que o país, os problemas e a luta são NOSSOS, como um todo e não de um único partido.

Precisamos também de foco. Não adianta sair as ruas com mil causas distintas que não vamos conseguir ir adiante com nenhuma delas.  O primeiro foco foi a redução do valor de transporte, ok, conseguimos. Agora todos juntos, qual vai ser a nossa próxima reivindicação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário