.

.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Liberdade

Depois de um dois anos sem passear por ali, no último sábado dei umas bandas pelas ruas ali perto da  praça da Liberdade.


Pra quem não sabe o bairro da Liberdade no centro de São Paulo é um reduto da colônia japonesa (e chinesa). Além dos restaurantes japoneses (dããã!) e dos famosos karaokês, tem a feirinha aos finais de semana com comidas típicas, artesanato e bugigangas em geral. E lojas, muitas lojas! De eletrônicos, de comida, de balas importadas (que são uma delícia), enfeites, roupas, bolsas e muito mais coisas que se possa imaginar.

No sábado, fui até lá procurando uma japonesinha que eu tinha no meu antigo carro e que trás proteção. Enquanto procurava a japinha, acabei comprando uma capinha e um bumper pro meu celular, além de um suporte para o carro quando uso o celular como GPS. Comprei também numa outra loja um pacote de bala de leite condensado muito boa e uma de frutas (ambas japonesas).

Japonesinha devidamente comprada
Balas de todos os tipos, gostos e preços
A maior festa do bairro é quando se comemora o ano novo chinês, com danças tipicas e o famoso dragão chinês. O bairro é bem gostoso e divertido. Você vê todo tipo de gente e consegue comprar tranqueiras (como capas de celular, roupas, carregador, gps, etc etc) por preços bons sem ter que ir a regiões mais perigosas como a Santa Ifigênia por exemplo, mas a Liberdade fica no centro e como qualquer lugar do centro é preciso tomar cuidado. Com a bolsa, os bolsos, celular, enfim, qualquer objeto de valor que possa chamar atenção dos trombadões. 

Datas importantes no bairro:

Junho
Campeonato de sumô da Liberdade. Grande campeonato com atletas de todo o país. Realiza-se aqui a seleção dos atletas juvenis que representarão o Brasil no compeonato mundial de sumô. A arena (dohyo) e as arquibancadas são montadas em plena Praça da Liberdade.

Julho
Tanabata Matsuri. É o Festival das Estrelas, realizado em conjunto com a Associação Mivagui Keniinkai. As principais ruas do bairro são enfeitadas com bambu e grandes enfeites de papel simbolizando as estrelas. Os visitantes colocam um pedaço de papel com pedidos.

Dezembro
Toyo Matsuri. É o Festival Oriental. Apresentação de várias manifestações culturais do oriente. O bairro recebe o Nobori, coloridas bandeiras verticais.
Moti Tsuki, o Festival de Final de Ano. O arroz é socado em pilão para a confecção do moti (bolinho de arroz) que é distribuído aos presentes para dar sorte. Sempre no dia 31 de dezembro.
É um bairro diferente e bem colorido. Passeio obrigatório para quem visita São Paulo.

Eu pessoalmente, gosto de comprar as guloseimas na loja que fica na rua da Bakery, a famosa padaria, naquele mesmo quarteirão, uns dois imóveis depois, ali sempre encontro de tudo. Pra quem gosta de comida japonesa então é o lugar perfeito.

Como chegar: Linha Azul do metrô - Estação Liberdade: A saída do metrô já fica no meio da praça, em frente ao Bradesco japonês.

Bom passeio, boas compras!


Colaborou com esse post: Silvio Ito


Nenhum comentário:

Postar um comentário