Pra quem não sabe o bairro da Liberdade no centro de São Paulo é um reduto da colônia japonesa (e chinesa). Além dos restaurantes japoneses (dããã!) e dos famosos karaokês, tem a feirinha aos finais de semana com comidas típicas, artesanato e bugigangas em geral. E lojas, muitas lojas! De eletrônicos, de comida, de balas importadas (que são uma delícia), enfeites, roupas, bolsas e muito mais coisas que se possa imaginar.
No sábado, fui até lá procurando uma japonesinha que eu tinha no meu antigo carro e que trás proteção. Enquanto procurava a japinha, acabei comprando uma capinha e um bumper pro meu celular, além de um suporte para o carro quando uso o celular como GPS. Comprei também numa outra loja um pacote de bala de leite condensado muito boa e uma de frutas (ambas japonesas).
Japonesinha devidamente comprada |
![]() |
Balas de todos os tipos, gostos e preços |
A maior festa do bairro é quando se comemora o ano novo chinês, com danças tipicas e o famoso dragão chinês. O bairro é bem gostoso e divertido. Você vê todo tipo de gente e consegue comprar tranqueiras (como capas de celular, roupas, carregador, gps, etc etc) por preços bons sem ter que ir a regiões mais perigosas como a Santa Ifigênia por exemplo, mas a Liberdade fica no centro e como qualquer lugar do centro é preciso tomar cuidado. Com a bolsa, os bolsos, celular, enfim, qualquer objeto de valor que possa chamar atenção dos trombadões.
Datas importantes no bairro:
Junho
Campeonato de sumô da Liberdade. Grande campeonato com atletas de todo o país. Realiza-se aqui a seleção dos atletas juvenis que representarão o Brasil no compeonato mundial de sumô. A arena (dohyo) e as arquibancadas são montadas em plena Praça da Liberdade.
Julho
Julho
Tanabata Matsuri. É o Festival das Estrelas, realizado em conjunto com a Associação Mivagui Keniinkai. As principais ruas do bairro são enfeitadas com bambu e grandes enfeites de papel simbolizando as estrelas. Os visitantes colocam um pedaço de papel com pedidos.
Dezembro
Dezembro
Toyo Matsuri. É o Festival Oriental. Apresentação de várias manifestações culturais do oriente. O bairro recebe o Nobori, coloridas bandeiras verticais.
Moti Tsuki, o Festival de Final de Ano. O arroz é socado em pilão para a confecção do moti (bolinho de arroz) que é distribuído aos presentes para dar sorte. Sempre no dia 31 de dezembro.
É um bairro diferente e bem colorido. Passeio obrigatório para quem visita São Paulo.
Eu pessoalmente, gosto de comprar as guloseimas na loja que fica na rua da Bakery, a famosa padaria, naquele mesmo quarteirão, uns dois imóveis depois, ali sempre encontro de tudo. Pra quem gosta de comida japonesa então é o lugar perfeito.
Como chegar: Linha Azul do metrô - Estação Liberdade: A saída do metrô já fica no meio da praça, em frente ao Bradesco japonês.
Bom passeio, boas compras!
Colaborou com esse post: Silvio Ito
Nenhum comentário:
Postar um comentário