.

.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Precisamos ser mais!

Esses dias, quando mudei de linha de metrô, aqui em SP, da linha verde pra linha vermelha, percebi a clara diferença das pessoas que circulam por essas linhas e principalmente, as atitudes e (falta de) educação.

Para quem não conhece São Paulo, a linha verde é a linha que passa pela região da Paulista, Vila Madalena e termina na Vila Prudente. A linha vermelha, é a linha que vai dos bairros da zona leste (parte pobre da cidade) até a zona oeste.

Na linha verde, vc não vê ninguém parado do lado esquerdo da escada rolante, na linha vermelha é difícil ver alguém que deixa a esquerda livre, para as pessoas atrasadas e apressadas passarem. Na linha verde dificilmente se vê alguém ouvindo música sem fone, na linha vermelha, há um tempo atrás isso acontecia com uma freqüência indesejada.

Veja bem, não estou falando de dinheiro - apesar de acreditar que ele influencia na educação das pessoas, pelo menos parcialmente - estou falando de educação. Porque pra algumas pessoas é tão difícil se portarem com civilidade? Nem digo gentileza, porque nos dias de hj, desejar gentileza seria uma utopia.

Pensando nisso comecei a divagar. Porque as pessoas ficam acomodadas? Porque a maioria das pessoas se contentam com pouco? E se preocupam muito mais em ter do que em ser? Nos países mais desenvolvidos, as pessoas correm atrás de bolsas nas maiores universidades, elas entendem que precisam de uma faculdade boa para se tornarem bons profissionais.

No Brasil quem estuda é um idiota, é o nerd, cdf. Quem gosta de ler é motivo de riso. Bacana é o cara que não sabe falar direito, que não consegue interpretar um texto simples, que arruma um trabalho e com o salário consegue colocar 10 reais de gasolina no tempra 95. E o cara sai por aí cantando pneu, porque depois que comprou o carro parcelado em 60 x tá se achando o fodão.

Eu nunca fui uma aluna exemplar, sempre estudei pra passar de ano, mas sempre tive ambição de ter uma profissão, uma carreira, estar sempre progredindo. Interesse de saber o que anda acontecendo no mundo e o cuidado de não perturbar ninguém. E isso não tem a ver com dinheiro.

Precisamos querer mais!! Ser mais!! Um país melhor, com pessoas mais educadas e civilizadas. Cada vez que eu vou para o exterior e volto é um choque de realidade absurdo. Claro que os outros países também tem os seus problemas, mas as pessoas são mais educadas, mais gentis. Eu fico muito puta da vida cada vez que vejo um adolescente sentado no banco preferencial e uma mãe com um nenê no colo fica em pé, porque a pessoa não tem coragem de levantar. As outras pessoas que não estão no banco preferencial também não dão a mínima! Dando apenas um exemplo. A que ponto chegamos???

E depois ainda tenho que ouvir aquele discurso de que brasileiro é simpático e gentil..... não sei por onde essas pessoas andam, infelizmente elas não tem frequentado os mesmos lugares que eu........

Com essa falta de oportunidade que acontece e com a falta de vontade das pessoas de se esforçarem um pouco mais, imagino quantos milhares de gênios em potencial são desperdiçados a cada geração....... por essas e outras que o Brasil não evolui. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário