.

.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Falar duas línguas, significa ter duas personalidades?


Me deparei com um texto ontem que me fez voltar a refletir sobre esse assunto. As pessoas que falam duas línguas ou mais, possuem duas personalidades (ou mais)?

Cada língua tem sua maneira muito peculiar de se expressar, através do significado de suas palavras e expressões. Algumas expressões inclusive não tem uma tradução equivalente (fiel) em outra língua, o que gera uma perda de significado. Entende-se a ideia geral, porém perde-se significado.

Sendo assim, pessoas que falam duas línguas, por exemplo, o português e o inglês, se relacionam de maneira diferente dependendo da língua que está usando?

Eu acredito que sim. As línguas são bastante diferentes, assim como a cultura e consequentemente as maneiras de se relacionar. Os relacionamentos que tenho com amigos gringos, são diferentes das relações que tenho com meus amigos brazucas e acredito que a maneira de se expressar esteja diretamente ligada a essa questão.

Já conheci pessoas que mudavam o timbre de voz ao falar outro idioma. No caso mais crítico que conheci, a pessoa mudava até a risada quando estava falando inglês, o que indica que a mudança de personalidade acontece e é mais comum do que imaginamos.

Uma coisa é mudar o ritmo da fala, ao mudar o idioma, uma vez que o ritmo do inglês ou francês é bem diferente do ritmo do português brasileiro, outra coisa é mudar a voz e a risada, e o senso de humor e sabe-se lá mais o que pode ser mudado por conta do idioma.

Fico pensando ainda mais além. Uma pessoa que foi alfabetizada em português, teria relações diferentes caso houvesse sido alfabetizada em inglês? Através do uso das palavras, se relacionaria de maneira diferente? E teria uma vida diferente?

Acredito que sim. Além das diferenças de estrutura, da maneira como as frases de constroem em determinado idioma, acredito que a língua influencie diretamente o significado das palavras e as maneiras de se relacionar, sem esquecer que as influências culturais, sociais, etárias, etc são enormes.

Esse é um assunto bem interessante. E vc o que acha?

Link do texto que li ontem: Does living abroad give you a split personality?

Nenhum comentário:

Postar um comentário